Lego Batman: O Filme

Avaliação: ✰✰✰✰✰

The Lego Batman Movie - EUA, 2017

Direção: Chris McKay
Roteiro: Seth Grahame-Smith, Chris McKenna, Erik Sommers, Jared Stern e John Whittington.

Elenco: Vozes de Will Arnet, Zach Galifianakis, Michael Cera, Rosario Dawson e Ralph Finnes. 

Sinopse: Batman é um herói egocêntrico e solitário que tem sua vida modificada quando o Coringa decide se render e conhece Robin e Barbara que vão lhe mostrar a importância do trabalho em equipe. 








Seguindo a mesma estrutura do sucesso de Uma Aventura Lego, somos levados a história de Lego Batman: O Filme que acaba melhorando a fórmula e tornando-o mais aprofundado mesmo com tantas referências e passeando por tantas vertentes exploradas ao longo de 90 anos do herói.

Focando-se mais no homem morcego (e o filme mostra um momento em que Bruce Wayne esquece que está usando a máscara devido sua obsessão em combater o crime), o Batman desta versão animada mostra-se sarcástico, arrogante, egocêntrico e apaixonado por heavy metal, chegando inclusive a tocar guitarra para se livrar do tédio. Acostumado a sempre vencer seus vilões, e obviamente se vangloriando disso, vê-se sem propósito quando o Coringa decide se render ao saber que Batman não se importa com ele. A onda de criminalidade diminui enquanto a eficiente Bárbara Gordon assume a polícia de Gothan e o órfão Robin, admirador de Bruce Wayne, se juntam a ele para lhe mostrar valores como a união, a amizade e a família.

Passando por todas as versões do herói e seus dilemas mais conhecidos, Lego Batman consegue reapresentar cada nuance conhecida: desde sua relação com o Coringa, passando pela rivalidade com Superman, o pouco entrosamento com a Liga da Justiça, a saudade dos seus pais até sua relação com o mordomo Alfred. A eficiência do roteiro está na facilidade com que consegue transitar por cada uma destas facetas sem parecer jogada na história e todas tem espaço, inclusive as constantes referências a praticamente todas as versões do Batman, inclusive a mais recente em Batman Vs Superman, sem contar outras tantas referências a filmes e músicas da cultura pop. A trilha sonora brinca com o tema clássico de Superman: O Filme e da trilogia do Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.  

Se em Uma Aventura Lego estas referências eram mais pontuais, aqui elas são mais presentes e quase todas voltadas para os filmes da Warner Bros. Com presenças de Valdemort, Sauron de O Senhor Dos Anéis até monstros como King Kong. E claro, há outra brincadeira ácida envolvendo outro super-herói que não é da DC, mas que não vou contar pra não perder a graça.

Mais uma vez a qualidade gráfica surpreende nos efeitos visuais e na construção da realidade daquele universo geométrico tal como na produção anterior e consegue maior profundidade nas temáticas que aborda, dando espaço para os momentos mais dramáticos e introspectivos. A dublagem brasileira se supera mais uma vez ao adaptar muitíssimo bem a linguagem solta e rápida do filme, incluindo gírias recém-utilizadas nas redes sociais como “malandramente”.

Mesmo não sendo original na abordagem do cavaleiro das trevas nesta versão, o grande acerto da projeção está em conseguir harmonizar tantas referências, tiradas envolvendo até a forma como o filme é construído e abordagens ao longo dos anos de existência do super-herói – e óbvio que a idade do Batman não escapa das piadas ácidas dos roteiristas. Lego Batman: O Filme segue a estrutura da produção anterior – que também tinha o Batman -, mas consegue leva-la a outro nível de conteúdo onde os adultos terão muito mais facilidade de entender.

Domingo, 12 de fevereiro de 2017

Por Aquiman Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário